Massagem

São indicadas para ajudar a destravar zonas que uma pessoa não consegue, por si mesmo, mobilizar ou destravar na ginástica harmônica (também são feitas por indicação médica, para melhoria de problemas orgânicos ou posturais).

São aplicadas, geralmente, por um ou mais instrutores, que se utilizam das mãos, pés, cotovelos, porém sempre usando o corpo com um balanço que ajuda a gerar e descarregar energia. São utilizados, durante a massagem, certos ritmos respiratórios; às vezes, respirando, massagista e massageado, no mesmo ritmo, pois isto ajuda a aumentar a concentração e a unificar a intenção de quem dá e de quem recebe a massagem. Também fazemos uso da voz, emitindo sons relacionados com a zona que se está manipulando e, quem recebe a massagem é estimulado a se expressar pela voz, gestos, palavras ou movimentos.

Suas principais funções são:

2.1. Relaxante

2.2. Circulatória do sangue e da energia, uma vez que esta tende a fluir das regiões de menor para as de maior carga, de maneira que as regiões travadas ou couraças musculares tendem a concentrar cada vez mais energia e precisamos ajudar a pessoa a mudar este círculo vicioso

2.3. Corretiva postural, já que o nosso trabalho tem como uma de suas finalidades ajudar o ser humano a colocar-se de pé com toda sua verticalidade, para que possa realizar-se nele a síntese dos dois tipos de energia que o sustentam: a que vem da terra e a que vem do sol. Para tanto, trabalhamos, fundamentalmente, as articulações.

2.4. Conscientizadora: a massagem contribui muito para a tomada de consciência de zonas não reconhecidas do próprio corpo e, também, de fatos passados que têm relação com a formação das travas e que veem a lembrança (com todo conteúdo emocional que possuíam) no momento que se está manipulando a região correspondente no corpo.

2.5 De reconexão consigo e com o meio circundante. Às vezes, por um trauma psíquico, a pessoa fecha seus circuitos energéticos, guardando sua sensibilidade lá no fundo, ficando ilhada de si mesmo e do que a rodeia. Nestes casos são utilizadas certas manobras para trazer o indivíduo ao seu centro.