Rio Abierto no Parque

PROJETO PARQUE ECOLÓGICO MOVIMENTO VITAL EXPRESSIVO

Em outubro de 1996 deu-se o início no Parque Ecológico Monsenhor José Salim em Campinas, o Rio Aberto no Parque, idealizado por   instrutores do Rio Abierto.

 Neste ano formava-se um grupo de instrutores no Sistema Rio Aberto em  Campinas (curso ministrado por professoras do Rio Abierto Campinas e Rio Abierto São Paulo). Grande parte desse grupo de alunos passou um período na sede da Fundação Internacional do Rio Abierto dirigido por Maria Adela Palcos e equipe, em Buenos Aires – Argentina.

Lá vivenciaram vários trabalhos, entre eles a aula que era realizada numa praça de Buenos Aires, onde havia dezenas de pessoas usufruindo do Movimento Vital Expressivo (Antiga Ginástica Harmônica). Ficaram entusiasmados com essa possibilidade e resolveram criar um espaço como aquele aqui no Brasil, especificamente em Campinas.

Este trabalho é de cunho voluntário, com aulas abertas para quem quiser fazer, não havendo limites de idade, condição social e física. São realizadas em todos os domingos, ao lado do casarão do Parque Ecológico, no horário das 10 às 11 horas da manhã.

Contamos hoje com nove instrutores que realizam o trabalho onde a música, a dança e a expressão são fios condutores do acontecimento. O alongamento, a respiração, os movimentos novos e diferentes (inesperados) de um corpo que vai se fazendo novo no riso, na brincadeira, na voz, no canto, na dança circular (dançar danças com toda a humanidade) e no relaxamento.

Estamos completando dezoito anos deste trabalho que vingou e nos traz muito prazer e alegria, beneficiando todos aqueles que vão ao Parque movimentar o corpo, a alma e a mente numa aula de Movimento Vital Expressivo.

O Projeto Rio Abierto no Parque acontece todo Domingo no Parque Ecológico Monsenhor José Salim
Rio Abierto no Parque