Rio Abierto no Brasil e no Mundo

Rio Abierto em Campinas • SP
Rio Abierto em Campinas

O Movimento - Centro de Estudos e Terapia é a instituição sede do Rio Abierto em Campinas fazendo parte da Direção Nacional do Brasil. Está autorizado pela Fundação Internacional a ministrar curso de formação do Sistema, desde 1995. A equipe de profissionais que faz parte da referida instituição é formada por educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeuta ocupacional.

Cada centro formador tem uma caracterAística própria no desenvolvimento do trabalho com o Sistema. Um forte aspecto do trabalho realizado em Campinas é a inclusão do Sistema na Rede Pública de Saúde. Através da capacitação de profissionais da Rede Municipal em Movimento Vital Expressivo o trabalho vem sendo amplamente difundido e realizado por um grande numero de pessoas.

Encontros Regionais

Desde 2003, anualmente, no mês de agosto, o Movimento Centro de Estudos e Terapia – Rio Abierto Campinas em parceria com a Prefeitura de Campinas realizam encontros entre alunos e instrutores de Movimento Vital Expressivo/Rio Abierto de toda a região de Campinas e interior. Esses encontros têm por finalidade a integração e confraternização de todos os alunos que frequentam as aulas de Movimento Vital Expressivo e seus instrutores.

Encontros Internacionais

Já foram realizados oito encontros internacionais (Rio de Janeiro, México, Argentina, Uruguai e Itália) com participação média de 200 pessoas, sendo que o último foi realizado em Campinas em setembro de 2011, pelo Rio Abierto Campinas. Os participantes e palestrantes vêm de várias partes do mundo, onde existem centros do Rio Abierto.  A realização do mesmo foi uma boa oportunidade de consolidar e divulgar o trabalho realizado no município de Campinas.